quinta-feira, 18 de junho de 2009

Acreditar ou não??

Como diria Machado de Assis "Deus, para a felicidade do homem, inventou a fé e o amor. O Diabo, invejoso, fez o homem confundir fé com religião e amor com casamento". Tirando a piada com o casamento, você minha leitora, acredita que realmente exista um Deus?
Sim este post de hoje começa diferente, parabéns você que disse que não tem figuras, e para você que prestou mais atenção parabéns você também está certa, hoje começo o post com uma pergunta.
Talvez a mais fervorosa esteja pensando em parar de ler o tópico de hoje por aqui, outra pode estar pensando nunca mais voltarei a este blog, mas é um tema tão simples, acreditar!!! Sempre tive uma formação cristã, estudei em colégio jesuíta, aprendi as orações, as usava toda a noite mais para agradecer do que pedir, e só passei a questionar depois de "velho" (calma leitora, ainda não cheguei aos 30, mas já passei dos 20 há um bom tempo).
O texto está lento eu compreendo, talvez de sono, mas esse não fosse assim eu estaria errado ao começar com uma citação do Machado (para quem não lembra com certeza você o leu para o vestibular, se ainda não chegou lá o tempo sempre favorece aos que esperam ou não, e para quem nunca leu perdeu um bom sonífero, porém perdeu também como um livro pode ser fascinante ao interagir com o leitor e "isso não tem preço").
Mas vamos lá, hoje não é um tópico machadiano, e o pensamento segue, nunca vi um milagre, já ouvi falar, mas se existe milagre e esse é operado por Deus, aonde fica o livre arbítrio? afinal em termos o milagre é a interferência de Deus na Terra e essa é uma questão me confunde até hoje.
Talvez você leitora atenciosa tenha percebido, sim, eu escrevo Deus com o d maiúsculo, não por mim, tão pouco por ele, mas respeito as crenças, mais que muitas que acreditam, mas vivem escrevendo com a letra minúscula.
Voltando mais uma vez, é engraçado quando ouvimos Deus ajudou fulano, ciclano, Ele estava presente naquele momento feliz e oportuno, essa foi uma oportunidade de Deus, mas pera aí, como ele está presente em todos os bons momentos, é fácil estar presente quando tudo anda bem, mas e ao contrário??? Nunca ouvi dizer em um momento ruim que Deus estava presente, e sinceramente eu não preciso de um Deus que esteja comigo apenas no momento que estou no alto, preciso também de um Deus que esteja comigo quando estou desabado.
Talvez a leitora não deva estar entendendo o que digo, ou pensando "você está em um mau momento", mas digo que não, não parei de acreditar hoje ou ontem, segui todo o processo católico, agnóstico e ateu. Porque??? Simples, quando tudo desaba, aonde está o apoio? Perdi pessoas importantes, amores que ainda me fazem sofrer, e a felicidade não aparece, apenas o dia após dia, aí, algumas coisas, algum estudo começa a fazer sentido.
Primeiro você pensa na religião, e se depara aonde estava Deus na Idade Média? Bem antigo eu sei, mas não tão antigo quanto a fé, uma faraó já foi Deus, e o que ele fez?? Pirâmides, cidadese escravidão, e ai sim realmente surge Deus, na escravidão, ao acreditarmos que na vida esperitual tudo será diferente, o opressor será oprimido por Deus e os oprimidos da terra, deles será o reino do céu, vêm os 10 mandamentos, mas o que seria esses mandamentos se não leis de sociedade? Fugindo um pouco e o suicídio, ele o leva para o inferno, mas de onde surgiu isso? Antigamente escravos poderiam se suicidar, mas como ficaria as construções, os templos, as sociedades? E mais uma vez alguem usa fé, e pavor a seu favor, assumindo a questão.
Talvez não esteja expressando bem, não sou professor e tão pouco quero converter alguém para o ateísmo, mas como House diria "Porque Deus leva sempre as glórias?"
Novamente leitora, você deve estar pensando tudo bem, eu sou espírita? E eu pergunto a você, espíritos vem para nos guiar, ajudar, descer em um terreiro ou coisas assim, e você? Estaria disposta depois que for ao outro mundo, ter que "trabalhar" com hora marcada nesse mundo??
Se você sorriu, é porque entendeu a questão, e talvez com meus pressa pensa nela melhor.
E por favor não pense em espírito hoje somos 6 bilhões de pessoas no mundo, se o mundo acabasse hoje, imagina a fila para chegar ao outro lado? E você que está pensando em reencarnação!!! Não é tão fácil, você morre mau e nasce melhor? Quem é pior um mendigo que passa fome e não tem lar ou um um político corrputo que rouba uma nação, poderiamos pensar que o politico de hoje é o mendigo de amanhã? E se pensar apenas na reencarnação, aonde fica Deus, afinal nesse caso você pensa apenas em ciclos de vidas não de anos.
Sim leitora eu sei , não provei nada a ninguém, mas isso é um blog e termino me sentindo mais aliviado, não culpando alguém ou agradecendo, apenas sendo eu, e sim, um momento, agradeço sim, a sua paciência por ler até o final.
Fique bem.

Um comentário:

  1. Oiiii... quer saber? adorei seu post, tem muita lógicaaaa e digo mais, naum me importo em q vc acredita ou naum mas no q vc faz e no q vc é.. Sinceramente eu acredito muito em deus mas acredito em um deus justo e naum egocêntrico.. enfim, creio q deus julga as pessoas pelas atitudes e pelo q ela é, naum adianta nada eu acreditar em deus e ser uma fdp, egoísta...achu q pra deus é melhor ser um ateu digno do q acreditar nele por um siples comodismo...É isso te adorooo!!! bjins

    ResponderExcluir