quarta-feira, 10 de junho de 2009

Fazer a diferença


Até aonde podemos fazer a diferença? Exatamente, fazer a diferença, e quando digo isso, não estou propondo uma utopia, uma revolução ou uma marca na história para eternizarmos o nosso nome, mas simplesmente o que podemos fazer para melhorar a nossa vida e a dos outros? Digo isso leitora, após ter visto esse filme Hotel Ruanda, no qual um simples homem conseguiu salvar centenas de pessoas, famílias. Três coisas me marcaram vendo esse filme, a primeira era que eu já tinha idade suficiente para saber o que houve e como foi esse massacre, mas não fazia idéia realmente do que foi e quando foi, segundo uma frase durante o filme no qual era aproximadamente assim, as pessoas olham, comentam que horror e continuam jantando, isso me lembra muito o que acontece aqui no brasil, sempre com esses jornais aonde o apresentador é um "justiceiro" afinal sabe o que fazer, como resolver e principalmente falar o que a maioria dos telespectadores gostam de ouvir, porém a frase que falamos é sempre a mesma, é um horror e simplesmente continuamos a fazer o que estavamos fazendo, isso lembra uma frase de Einsteins "O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade", e até que ponto nós permitidos a maldade ao nosso redor, seja dando uma moeda para uma criança que é explorada por alguém nos faróis, seja não registrando um BO quando algo de ruim nos acontece, seja negando comida a alguém na porta do supermercado, você deve estar pensando, mas caso eu faça ou deixa de fazer isso o que mudarei? Mudarei o mundo? Ficarei famosa? Eu direi que provavelmente não, mas e se o seu BO fosse responsável pela prisão de um assaltande que evitaria que alguém da sua familía pudesse ser assaltado por ele, ou que uma bolacha na saída do supermercado fosse a única refeição daquela família, ou evitar dar esmola diminuisse a exploração infantil? Sim, eu acredito que pequenos gestos mudam a minha vida, a minha região e o meu mundo. Tolice alguém falaria, afinal como diz o jargão "uma andorinha só não faz verão", Mas como um político se elege?? Você certamente dirá não foi com o meu voto, outra pessoa também, mas se realmente niguém tivesse votado ele não teria votos, simples assim, isso mostra que uma andorinha só faz verão, basta ela saber aonde estar e como fazer. Outro exemplo parar ser um milhonário basta ter um centavo! Sim, agora tenho certeza de que está aí do outro lado deve estar pensando ou gargalhando, impossível, mas 999.999,99 não é um milhão, ou uma forma mais simples, fique devendo um centavo de cheque especial para ver se não têm juros.
Agora uma leitora mais atenta deve estar pensando "Hei você disse que foram três coisas que marcaram o filme". Concordo leitora, falta a terceira, e ela é simples, eu sou apenas um homem, e como no filme foi necessário apenas um homem para mudar muitas coisas, não, eu não penso em virar martir, salvar centenas de pessoas em uma zona de guerra ou virar um justiceiro urbano, mas será que coisas simples também não salvam vidas? Separar emablagens recicláveis para que algum catador possa pegar e tirar daí o seu sustento, atender melhor as pessoas no trabalho, afinal todos nós temos um problema, mas também temos um sorriso e educação para melhorar o dia dos outros, e um ato mais simples, não adianta apenas apontar o erro, isso certamente alguém já viu, temos que apontar o erro e dar sugestões de como ele pode virar um acerto. Talvez, eu tenha tirado 2 conclusões não adianta ser bom se não agir, e seguir pessoas boas sempre levará a um caminho melhor!!!
Não é preciso que a bondade se mostre; mas sim é preciso que se deixe ver. (Platão)

2 comentários:

  1. HUM, super cabeça esse post, adorei mesmoooo... alías esse post é bem típico do sempre conversamos neh amigooo rsrsrsrsrs
    O ser humano me asombra ... bjs

    ResponderExcluir
  2. É Ju vc me assombra com o seu "asombra" rsrss
    MInha leitora rsrs
    Beijos

    ResponderExcluir